Lugares incríveis para fazer ecoturismo no Brasil
Seguindo a tendência mundial de valorização do meio ambiente, o ecoturismo é um dos segmentos turísticos que mais cresce no mundo. O Brasil, por sua vez, é o segundo destino mais procurado quando considerado seus recursos naturais. Você já parou pra pensar na quantidade de lugares e tesouros escondidos que estão espalhados de norte a sul do país?
A abundância de riquezas e a combinação de biomas e ecossistemas não deixam a desejar. Aqui nós separamos alguns dos melhores lugares para fazer ecoturismo no Brasil que merecem entrar na lista de destinos, quem sabe, da sua próximo viagem.
Bonito, Mato Grosso do Sul
Fazendo jus ao título de um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil, Bonito é ainda referência no turismo sustentável. Fica difícil montar um roteiro específico com tantas atrações que vão desde mergulhos noturnos em verdadeiros aquários naturais, à exploração de cavernas como o Abismo Anhumas. Rapel, trilhas, rafting e circuitos de arvorismo entram na lista da diversão. A flutuação no Rio da Prata é sem dúvida um passeio para não deixar de fora da programação. Vale a pena conferir a Praia da Figueira que oferece stand up board, caiaque entre outros.
Chapada dos Guimarães, Mato Grosso
A combinação do cerrado, com os cânions e quedas d’água já podem ser o motivo de perfeição para os amantes do ecoturismo. No Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a cachoeira do Véu da Noiva pode ser uma das estrelas, mas conhecer o Complexo das Cachoeiras, é mais do que merecido. Para explorar tanta beleza, vale a pena fazer alguns roteiros de bike, você pode alugar as magrelas com a Bike’s Cia. Nas corredeiras, praticar boia cross está entre uma das atividades mais concorridas.
Chapada dos Veadeiros, Goiás
Em uma área protegida de mais de 65 mil hectares de cerrado de altitude, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros presenteia o visitante com centenas de nascentes e paisagens formadas por uma vegetação sem igual. Com quatro rotas alternativas, as trilhas variam de caminhadas leves de cerca de uma hora, até as mais radicais que pode levar três dias. Contudo, os banhos de cachoeira e a prática de cascading, canionismo e trekking são apenas algumas das atividades para se esbaldar no nordeste de Goiás.
Pantanal, Mato Grosso
A abundância da fauna e da flora é apresentada em um contraste único entre quatro diferentes biomas: Amazônia, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica. As atividades em terras pantaneiras vão desde as tradicionais cavalgadas e caminhadas para observação de animais e pássaros, até a canoagem e a pesca recreativa que pode ser feita com a Pesca Sem Fronteiras. A Fazenda San Francisco ainda oferece diversos roteiros – com opção de pernoite na fazenda – como safári fotográfico, focagem noturna e passeio de chalana com pescaria de piranhas.
Pirenópolis, Goiás
Além das belíssimas cachoeiras, perfeitas para a prática de rapel, a Serra dos Pirineus exalta perfeição para os amantes do ecoturismo, a Vagafogo oferece diversas atividades. Trilhas e caminhadas levam aos mirantes naturais; de mountain bike ou off-road dá pra fazer roteiros mais audaciosos; a prática de boia cross é sempre muito disputada nos rios do Parque Estadual; além dos passeios em fazendas históricas que guardam lembranças do século XVIII.
Caravelas, Bahia
É da pequena cidade histórica baiana que saem os passeios para o arquipélago de Abrolhos. No topo da lista como um dos melhores lugares para a prática do mergulho, a Apecatu Expedições é expert no assunto. Os diversos naufrágios guardam inúmeras espécies de corais e uma vida marinha de encher os olhos. Vale a pena planejar onde ficar por uma ou duas noites na ilha, inclusive se estiver no período entre julho e outubro, que é quando os golfinhos e as baleias jubartes dão o ar da graça.
Ilha Grande, Rio de Janeiro
Depois de escolher um dos excelentes hotéis no Rio de Janeiro, a aventura começa na travessia de pouco mais de uma hora de barco partindo de Angra dos Reis ou Mangaratiba. A maior ilha da Baía de Angra dos Reis descortina paisagens incríveis sob as trilhas em meio à Mata Atlântica que levam à praias belíssimas – considere fazer a Caminhada Ecológica. O cenário em baixo d’água também não deixa a desejar com os mergulhos nos naufrágios, assim como as atividades nas águas dos rios, cercados pela vegetação nativa do Parque Estadual da Ilha Grande e suas belas cachoeiras.
Chapada Diamantina, Bahia
Desbravar a Gruta Torrinha e flutuar no Poço Azul são dois passeios que devem entrar em qualquer roteiro de ecoturismo na Chapada Diamantina. Os vales, cânions e cachoeiras do Parque Nacional se complementam em um lindo cenário localizado bem no coração da Bahia. As trilhas podem levar ao topo do morro do Pai Inácio para assistir um inesquecível pôr do sol; ou guiar até a famosa cachoeira da Fumaça, considerada a segunda maior do Brasil.
Fernando de Noronha, Pernambuco
Um dos destinos mais concorridos do mundo é o ponto de encontro dos amantes da natureza. Na ilha, as atividades podem ser exploradas de bugue, de barco, a pé, ou de bike. Aliás, em 2015 foi lançado o Bike Noronha – projeto sustentável para conhecer a região sob duas rodas. No fundo do mar, além de conhecer as belezas escondidas nas piscinas naturais do Atalaia, não perca a oportunidade de fazer o mergulho de cilindro, considerando que você está em um dos melhores lugares do planeta para a prática do esporte. A Atalaia Noronha oferece várias opções de passeios.
Itacaré, Bahia
Ao sul de Salvador, mais precisamente na Costa do Cacau, o litoral formado por praias desertas e a riqueza da Mata Atlântica destoa Itacaré do resto da Bahia. No lugar das dunas e falésias, rios, cachoeiras e manguezais transformaram a região em um dos destinos de ecoturismo mais badalados do país. As trilhas cortam fazendas e levam o turista à lugares imperdíveis como a Prainha e o Havaizinho. Passeios de jipe, caiaque e canoa estão entre as atividades para descobrir as belezas da antiga cidade colonial.
Jericoacoara , Ceará
São os mangues, as lagoas e as dunas os responsáveis por tanta beleza e os promotores da diversão. O paraíso intocado de aproximadamente 200 quilômetros quadrados é classificado como Área de Proteção Ambiental e preserva cenários nunca vistos em lugar nenhum. A Jericoacoara 4X4 faz passeio de bugue e dá para ir até as lagoas Azul e do Paraíso; em uma caminhada de 30 minutos saindo da praia de Jericoacoara você conhece à Pedra Furada; e para terminar o dia, vale subir no alto da duna do Pôr do Sol, assistir a tarde cair e descer de sandboard.
Lençóis Maranhenses, Maranhão
Com um cenário influenciado pela caatinga e vegetação amazônica, a região é repleta de rios e trilhas de areia que só podem ser explorados de barco ou veículos com tração 4×4 e a Costa Leste Eco Aventuras pode te ajudar na escolha. Algumas opções: passeio de lancha (voadeira) para a foz do Rio Preguiças; boia-cross no rio Formiga; ir de jipe até as lagoas Bonita e Azul. Já para aproveitar as atrações do Parque Nacional é necessário estar acompanhado do um guia credenciado.
Morro do São Paulo, Bahia
A peculiaridade da ilha fica por conta de detalhes como a proibição da circulação de carros e o fato de só poder chegar de barco. Inclusive, os mergulhos por lá são incríveis. Há também três roteiros de cavalgada que saem da Quarta Praia com destino ao Mirante. A pé, com muita disposição, não deixe de fazer a Caminhada Ecológica – saindo do centro da vila, as bromélias gigantes lhe acompanham no percurso de cerca de três horas e a cascata Fonte do Céu é uma ótima desculpa para uma parada antes de chegar na vila de pescadores de Gamboa.
Delta do Parnaíba, Piauí
Considerado o único Delta das Américas em mar aberto, a sequência de dunas, mangues, rios, praias e espelhos d’água são um prato cheio para os visitantes. Os passeios duram o dia inteiro. São diversos roteiros que incluem caminhadas, paradas para banho nas praias e nas ilhas, com direito até a observação de caranguejos, como é o caso do tour à baía do Caju. Entre os inúmeros animais silvestres que podem ser encontrados no caminho, o destaque é a revoada dos guarás ao entardecer.
Alter do Chão, Pará
Pode ser pela paisagem incomparável do encontro dos rios Tapajós e Amazonas, ou pelos espelhos d’água do Lago do Maicá que essa aldeia de pescadores no meio da selva foi apelidada de “Caribe Amazônico”. E ainda tem muito o que descobrir na Floresta Nacional do Tapajós. Uma dica são os roteiros de barco oferecidos pela Selvagem Tours – o passeio Alter do Chão Incrível, por exemplo, leva o turista a dez lugares maravilhosos, entre eles, o Morro da Piraoca, o Lago das Piranhas, a Praia da Moça e a Ponta do Cururu.
Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí
Reunindo a maior concentração de pinturas rupestres do mundo, a reserva é considerada o sítio arqueológico mais antigo das Américas. Através das trilhas e passarelas é possível desbravar as pinturas datadas de mais de 12 mil anos entre o cenário formado pelo conjunto de quatro serras. Além das caminhadas na caatinga, há opções de passeios de bike, escaladas, rapel e tirolesa. Uma dica é o circuito Desfiladeiro da Capivara: roteiro de quatro horas com médio grau de dificuldade.
Jalapão, Tocantins
O cerrado combinado com o clima de savana dos chapadões e serras, fica ainda mais especial com as águas dos rios e ribeirões recortando os cerca de 34 mil km² de paisagem árida do Jalapão. As atividades para os aventureiros podem ser determinadas pela época da viagem. No período chuvoso, rafting e canoagem são as mais concorridas. Durante a estiagem, a prática de rapel e explorar as trilhas a pé ou de bicicleta são a bola da vez.
Brotas, São Paulo
No coração de uma das regiões mais desenvolvidas do país, a “Capital da Aventura e Ecoturismo” é lindamente amparada por mais de 30 cachoeiras formadas pelo rio Jacaré-Pepira. Nas suas águas são disputadas práticas como rafting noturno, batismo de caiaque, canoagem e a Território Selvagem Canoar te oferece passeios incríveis. Entre tantas outras atrações, os passeios de quadriciclo, arvorismo e observação de pássaros também devem entrar no programação.
Com informações de Expedia
Fonte: Embarque na Viagem
Comentários