Sítio Arqueológico Toca Da Onça
História
O sítio arquelógico Toca da Onça é formado por um conjunto de pedreiras calcárias, que marcam as nascentes do rio Paranã, um dos principais afluentes do Tocantins. A gruta, homônima, de rara formação calcária, dispõe de vários painéis de pinturas nos tons vermelho e preto. Os escritos fazem parte da paleografia rupestre dos primitivos habitantes do Planalto Central e as inscrições datam de aproximadamente 4,5 mil anos.
O interior da gruta é repleto de espeleotemas — formações rochosas resultantes da sedimentação e cristalização de minerais dissolvidos na água —, tais como estalactites e estalagmites. O lado ocidental do rochedo tem um declive pouco íngreme, explorado por praticantes de escalada e rapel. A Toca da Onça está localizada dentro da fazenda Pedra.
Descrição
Quem busca um passeio diferente, uma verdadeira aula de história sem abrir mão do contato com a natureza, não pode deixar de conhecer o Sítio Arqueológico Toca da Onça, na cidade de Formosa-GO, próximo a Brasília.
As figuras rupestres desenhadas na gruta que da nome ao local nos faz refletir sobre a vida daquele povo que habitou a região há mais de 4 mil anos atrás, além de atiçar a nossa curiosidade tentando desvendar os símbolos e figuras representados naquela caverna.
Passeio recomendado para todas as idades e com fácil acesso.
Como Chegar
Na estrada que liga o centro da cidade de Formosa ao Salto do Itiquira, logo que saímos da cidade deve-se acessar a primeira estrada de terra a direita e percorrer alguns quilometros até a fazendo Pedra.
Demais Informações
– É cobrada taxa de entrada.
– É necessário agendar a visita através do telefone: (61) 3631-4478
Comentários