Tudo sobre um dos melhores passeios de trem do Brasil! – Trajeto entre Ouro Preto e Mariana
Antes de mais nada saiba que ele é concorrido! Então o melhor é comprar com antecedência pelo site da Vale, clicando aqui. As vendas começam dois meses antes da data que você quer viajar. São dois tipos de trem. O convencional, que possui as janelas tradicionais, mais curtinhas, e o panorâmico, com esses janelões.
As primeiras vagas a acabarem são as do panorâmico, mas não se preocupe, eu fui no convencional e foi muuuito legal! Compre um assento do lado direito do trem e nos últimos vagões, a vista vai ser bem mais interessante, eu te garanto.
Os preços variam. Na alta temporada (janeiro, julho e feriados) a viagem custa no vagão tradicional 50 só ida e 70 reais ida e volta. No panorâmico custa 76 reais a ida e 100 reais ida e volta. Na baixa temporada (os demais meses – exceto feriado) o valor do ingresso para o convencional é 46 reais a inteira só ida e 66 ida e volta. No vagão panorâmico a viagem sai por 70 a ida e 90 ida e volta. Crianças, idosos e estudantes pagam meia.
Os passeios são realizados sexta, sábado, domingo e feriados. O horário varia, mas geralmente tem um às 10h e outro às 14h. Clique aqui para conferir os horários, já que perto de feriados eles aumentam o número de viagens. Outra dica mega importante!!!! Se você deixou pra comprar na hora, saiba que a bilheteria fecha 10 minutos antes da partida. Quase nós ficamos sem viajar. Não tem choro, vimos vários turistas indo embora por causa de um minuto! Mesmo com 2 vagas sobrando no trem.
Porque você não pode perder essa viagem
Viajar de trem por Minas Gerais é experimentar um pouquinho da história do estado. A ferrovia é um capítulo importante da trajetória das duas cidades. Além disso, ver Minas passando pela janela do trem é demais. O percurso tem duas horas de duração.Passa por paredões de rocha, por mata atlântica, por ruínas arqueológicas da primeira fase de mineração, por vales de cair o queixo e até por uma cachoeira!!!
Quando fomos, quem nos guiou pelo sistema de som foi o chefe de trem Arlindo da Silva. O legal é que ele guia em tempo real, não é gravação! E ele faz isso com prazer, dá pra ver pela entonação que não é robótica nem artificial. Ele é uma figura e tanto e no final sai pra tirar foto com a meninada que se amarra na viagem.
Durante o trajeto de trem outra coisa que chamou nossa atenção foi a trilha sonora. Uma playlist muito bem bolada e atual surpreende os passageiros. Ela é toda temática, sobre Minas Gerais ou viagens de trem. Você vai ouvir, por exemplo, Raul Seixas, Ney Matogrosso, Demônios da Garoa, Ana Vilela, Milton Nascimento e Paula Fernandes.
Outro fato curioso é que a viagem tem serviço de bordo. Atendentes passam vendendo balas e lanches em geral. O destaque desses produtos é que são de produtores locais. Eles recomendam a geleia de pimenta biquinho, feitas por mulheres da região.
Essa viagem é um deleite para todos os sentidos!!!! Te garanto que vai amar! Se tiver qualquer dúvida ou se já fez uma viagem parecida, compartilha lá nos comentários!!!
Fonte: Descobertas Bárbaras |
Comentários