Conheça a cultura do povo Kalunga e cachoeiras ainda pouco exploradas em Teresina de Goiás
Um lugar autêntico para curtir a natureza pertinho da Chapada dos Veadeiros
Não deixe que a pouca idade de Teresina de Goiás te engane: apesar de ter menos de 50 anos, a cidade esbanja história e cultura. O município mais novo da Chapada dos Veadeiros possui a riqueza cultural das comunidades Kalunga, belezas naturais de encher os olhos e 17 cachoeiras à disposição dos turistas. E para aqueles que sempre estão em busca de novidades, saibam que existe um novo horizonte pronto para ser explorado do outro lado da Chapada dos Veadeiros.
Foto: Travessia
Foto: TripAdvisor
Teresina é considerada a capital do Caju, e esconde tesouros naturais de tirar o fôlego; com cachoeiras e rios cristalinos bem próximos um aos outros, ainda há locais escondidos pela serra e desconhecidos pelos visitantes da Chapada.
Quer saber um pouquinho mais? Confira:
Comunidades Kalunga
Foto: Encontro de Culturas
Foto: Travessia
A maior comunidade de remanescentes quilombos do Brasil vive por lá. É interessante ressaltar que essa é uma comunidade que construiu a sua cultura ao longo de quase 300 anos de isolamento (que foi uma maneira do povo Kalunga de encontrar a liberdade). Até 1982 não havia um levantamento sobre sua sociedade – que só teve seu valor reconhecido pela antropóloga Mari Baiocchi.
Foto: Travessia
Foto: Travessia
É muita história e muita cultura para serem admiradas. <3
Cachoeiras
A mais famosa e visitada é a Cachoeira do Poço Encantado. Com uma belíssima queda d’água cristalina, ela é cercada por uma vegetação exuberante e muito bem conservada. O Poço Encantado tem aproximadamente 38 metros de altura, e o poço da cachoeira tem 50 metros de diâmetro – formando uma deliciosa piscina natural.
Foto: Goiás Turismo
Foto: Goiás Turismo
Foto: Goiás Turismo
Principais atrativos: Cachoeira do Almas, Cachoeira Taquara, a Pedra Escrita da Curva do Caixão, o Rio das Pedras, o Rio Paranã, o Lajeado da Ponte da Diadema, o Memorial Casa de Lió e o Sítio Arqueológico.
Foto: Goiás Turismo
Foto: Reprodução
Foto: TripAdvisor
Foto: Instagram – marcosponde
Foto: Reprodução
Foto: Goiás Turismo
Foto: Instagram – wendel13
Principais eventos: Folia de Santos Reis (janeiro); Festa de São Lázaro (fevereiro); Reza de São José (março); Folia do Divino Pai Eterno (junho); Festa de São João Batista (junho); Romaria de Nossa Senhora da Abadia (agosto); Folia de Santa Teresinha (setembro); Festa Nossa Senhora do Livramento (outubro); Festa do Caju (novembro); Festa de Santa Luzia (dezembro).
CAT Teresina de Goiás: (62) 3467-1140
Site da Prefeitura: Teresina de Goiás
Onde ficar: Pousada Cachoeira Poço Encantado – (62) 9 9995-9223
Hotel Entre Serras – (62) 3467-1120
Hotel Uirapuru – (62) 3467-1390
O que levar nos passeios:
Lanche (sem uso de maionese) e água (no mínimo 1 litro);
Mochila de ataque de 20 a 30 lt (não levar bolsas laterais ou sacolas na mão);
Bota ou tênis, toalha, repelente, protetor solar e medicamentos de uso pessoal;
Roupa de banho, toalha e roupa para após o passeio, incluindo par de chinélos.
Como chegar: de Brasília, seguindo pela BR-020 até a DF-345, finalizando pela GO-118 (Distância Goiânia – 487km | Distância Brasília – 285km)
Fonte: Curta Mais
Comentários