Trekking | Hikking. Você sabe qual é a diferença?
Pensando em sair de férias, conhecer lugares incríveis e ter um pouco de aventura e contato com a natureza? Duas boas opções para o turismo aventureiro são as práticas de trekking ou hiking.
Os dois tipos de caminhada proporcionam passeios espetaculares com conexão pessoal interior de paz e equilíbrio e vivência em ambientes naturais. Mas qual das duas modalidades combina mais com você e sua família ou grupo de amigos?
Para descobrir, entenda a diferença entre elas. E depois divirta-se com muita adrenalina em sua próxima viagem.
Hiking
É uma longa e vigorosa caminhada feita em trilhas sem obstáculos, normalmente em áreas onde a natureza é abundante. A duração é de apenas um dia.
Os locais costumam ser morros ou lugares onde há outros meios de transporte. As trilhas possuem estrutura para a prática e acesso facilitado para chegada..
Os destinos próprios para o hiking já são bastante conhecidos entre viajantes.
Trekking
É outra longa caminha, mas feita em trilhas sem muito acesso e com grande número de obstáculos. Como na modalidade sobre a qual falamos anteriormente, esta também é praticada em áreas onde a natureza é vasta.
Morros, desertos, florestas e demais localidades sem forma alguma de meio de transporte atraem os aventureiros da prática. As trilhas não possuem suporte para isso, proporcionando desafios e grande sensação de aventura.
O tempo de duração é indeterminado.
Diferenças básicas
Além do tempo de duração, na modalidade com maior grau de dificuldade – por exemplo – o praticante pode dormir durante o trajeto em pontos estratégicos. No hiking não há paradas longas. Outras diferenças são:
Segurança
A segurança no passeio com duração de um dia em relação ao trekking é muito maior. Isso é porque conta com passeios em trilhas estruturadas, mais limpas de obstáculos e com diversas pessoas praticando simultaneamente.
Normalmente, os lugares para as caminhadas do hiking são parques de preservação, com possibilidade de usufruir de guias locais. Otrekking é uma viagem na qual os praticantes desbravam áreas não muito conhecidos, com várias obstruções no caminho, e possivelmente passa diversas noites em acampamentos montados pelos adeptos do esporte.
Equipamentos
Os equipamentos utilizados no hiking são apenas bons calçados para distâncias medianas e roupas adequadas ao clima e temperatura momentâneos. Deve-se levar cantil para água, lanche, óculos escuro, boné, protetor solar e repelente. Tudo cabe em uma simples e não muito grande mochila.
O trekking exige mais preparação: mochila grande de camping, barraca, utensílios para preparar alimentação e lanches prontos, lanterna, bastante água, canivete multi-uso, roupas de frio e calor e excelentes e resistentes calçados.
Tanto uma quanto outra aventura podem ser aproveitadas por adultos de qualquer idade, mas o trekking exige que a pessoa tenha um preparo físico melhor. Já o hiking serve como porta de entrada às caminhadas aventureiras para iniciantes.
Ambos trazem diversos benefícios à saúde por se tratarem de esportes aeróbicos e proporcionarem contato com a natureza, que reduz o estresse da rotina urbana.
Pronto para a aventura? Trekking ou hiking? Conte para nós a sua modalidade preferida e suas experiências em trilha.
Comentários