Que tipo de mochileiro você é?
Para ser mochileiro não há receita e há diversos tipos desses viajantes, de todos os bolsos, idades, profissões… e perfis.
Abaixo listamos alguns com os quais você provavelmente já se deparou ou se identifica.
Diga qual você é e nos ajude a completar a lista!
1 – Mochileiro Mauricinho/Patricinha
Para o trekking uma dúvida cruel: “levo meu Converse ou minha super bota pouco funcional, mas linda e da moda?” (Ele não tem consciência que a bota em questão é pouco funcional).
2 – O Neo-hippie
Anda viajando por aí. Domina os trabalhos manuais, artesanais, malabares e afins e não raro uma fumaça diferente está rondando seus rastas. Existentes nos exemplares “chic” e “sujinho”, dizem as más línguas.
3 – Mochileiro “Richard*”
É o festeiro, adepto da combinação “música eletrônica, cibercafé, boteco, balada, praia” (de preferência tudo isso junto e que a praia seja paradisíaca).
4 – Mochileiro mochileiro
Foge da “vibe” turista como o diabo da cruz (fugindo também dos destinos turísticos de massa, mas se vai à Paris, possivelmente vá ao Louvre e à Torre Eiffel).
Gosta de estar fora do grupo, ainda que sempre acabe junto a outros exemplares da mesma espécie em algum lugar do planeta.
5 – O sabático
Nas versões: Profissional liberal (com tempo e dinheiro) e Jovem (sem outro compromisso que o impossibilite) com grande vontade de conhecer o mundo e muita criatividade para fazê-lo economicamente.
6 – O Urbano
Sua selva preferida é a de asfalto.
7 – O montanhista
Auto-explicativo.
8 – Mochileiro Escoteiro
Auto-explicativo.
9 – Mochileiro-CVC
Na prática ele é mais um turista moderninho, mas para os amigos ele se diz ” mochileiro” – ele é cool!
Comprou uma mochila cara, mas não sabe ao certo como usá-la. Pode até ter uma bota de US$ 600 e por isso tem dó de colocá-la na lama.
Acredita que no topo do Everest deveria haver mais “infraestrutura” para turistas. Alguns têm dificuldade de seguir “regras de convívio” em campings e cozinhas de hostel, por exemplo.
Ele não gosta de organizar a própria viagem, mas entra em fóruns para mochileiros e em grupos do Facebook pra solicitar ” AJUDA URGENTE”, (e nunca ajuda ninguém quando volta da viagem). Ele não gosta de pesquisar e ler muito, o que ele quer mesmo é um pacotinho all inclusive e se encontrar um naquela agência “Super descolada” que o nome começa ou termina com “Eco” ou “Adventure”, ele compra e vai viajar feliz!
10 – Mochileiro Assalariado
Trabalha o ano inteiro e só tem 30 dias de férias, e que durante todos os outros 11 meses do ano passa planejando seu mochilão minuciosamente no escritório ou quando chega em casa; tudo para aproveitar cada segundo de cada lugar, independente do lugar ser badalado ou underground. Ele só quer sugar o máximo do destino escolhido… metade do prazer dele é pesquisar e estudar sobre o lugar que escolheu, nas pesquisas ele já começa a “viajar” ! – (Contribuição do viajante Diogo Medeiros)
* Em alusão ao personagem Richard, interpretado pelo ator Leonardo DiCaprio, no filme A Praia.
Nota: Esse é um texto opinativo (em construção), com alguma dose de humor e não tem nenhuma intenção de desmerecer este ou aquele tipo de indivíduo.
Fonte: Mochila Brasil
Texto: Claudia Severo de Almeida e Silnei L. Andrade
Ilustrações: Évelin Martins. A técnica utilizada foi nanquim e aquarela (as ilustrações originais são todas coloridas).
Comentários