Chapada dos Veadeiros

Poucos minutos com o olhar perdido pela incrível paisagem da Chapada dos Veadeiros são suficientes para se compreender a aura mística que a cerca e as fantásticas histórias que envolvem a região. Portal para 5ª dimensão e mundos intraterrenos, campo de pouso de naves alienígenas, centro energético do planeta, imune a cataclismos…

O certo é que a Chapada dos Veadeiros tem mesmo uma beleza rara e um não sei quê de mistério primitivo que nos faz imaginar se não seria assim o Éden.

Dois fatores contribuem para reforçar a crença na vibração energética especial da Chapada dos Veadeiros. Sua formação geológica é uma das mais antigas do planeta e a gigantesca placa de cristal de quartzo escondida em seu subsolo faz com que emita uma luminosidade que, dizem, pode ser vista do espaço. Além do que, a Chapada é cortada pelo paralelo 14, o mesmo que passa por Machu Pichu, a cidade perdida dos Incas, no Peru.

Mas nada disso faria eco se não fosse a natureza privilegiada do local. Cachoeiras e riachos de águas cristalinas, cercados por rochas, paredões, matas virgens. Vastas planícies pontilhadas por flores cândidas ou excêntricas, por onde araras e tucanos passam em revoada pousando nos buritis altivos, perdidos em meio a imensidão do cerrado. E mesmo na seca, quando o sol escaldante doura os campos e desmaia alaranjado ao cair da tarde, a Chapada
dos Veadeiros oferece um espetáculo único, enigmático. Terra de paisagens tão variadas quanto suas altitudes, que vão de 1.689 metros, na Serra do Pouso Alto – ponto mais alto do Centro-Oeste brasileiro – a 300 metros no sertão do Kalunga, maior comunidade remanescente de quilombo do país.

A Chapada dos Veadeiros é um berço de águas, onde brotam as nascentes das grandes bacias hidrográficas da América do Sul. A área, com 15.267 km² e uma população total de 47.899 habitantes (IBGE, estimativa 2012), abrange sete municípios, além de Alto Paraíso: Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina. Quase todo o território encontra-se protegido pela Área de Proteção Ambiental do Pouso Alto, nove Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN’s) e pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *