Audiência Pública Sobre a Chapada dos Veadeiros no dia 14 de maio
Amanh
ã, dia 14/5 vai haver uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a APA de Pouso Alto. É nossa chance de mostrar ao Poder Legislativo do nosso país que a Chapada dos Veadeiros necessita urgentemente de atenção e de proteção. Vamos lá exigir nosso Cerrado em pé!
Onde?
Plenário 8 do Anexo ll
Câmara dos Deputados
Quando?
14/5 Quinta-feira
9h30
Link do evento no Facebook: https://goo.gl/4WRXp3
A CHAPADA DOS VEADEIROS fica localizada no Nordeste Goiano, é uma região de Cerrado privilegiada por uma rica diversidade animal, vegetal, social e cultural. As águas que nascem em seus campos e chapadões são fundamentais para a formação do Rio Tocantins que abastece a Bacia Hidrográfica do Alto Tocantins, que desemboca na Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia, por isso é considerada o Berço das Águas.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi eleito pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Natural Mundial e a região por estar no bioma Cerrado foi designado como Reserva da Biosfera Goyaz. Essa região ímpar tem sido palco de projetos e experiências que buscam harmonizar o conhecimento humano em diversas áreas com a vida natural, preconizando um mundo melhor e uma maior qualidade de vida.
ENTENDA A LUTA
Inicialmente, cumpre esclarecer que a Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto é uma Unidade de Conservação (UC) estadual de uso sustentável, sendo permitido, portanto, o uso do solo para atividades econômicas (se não houver impedimentos). Porém, obviamente, o contexto da APA traz a necessidade de regular e restringir atividades potencialmente poluidoras. O instrumento que traz a regulação é o Plano de Manejo. Esse instrumento é obrigatório para todas as UCs no Brasil, conforme manda o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
O Cerrado funciona biologicamente como uma esponja de captação de água, que distribui e abastece grandes bacias hidrográficas e por esse motivo a preocupação saiu de Goiás, foi à Brasília pra pedir reforços, e então iniciou-se a campanha nacional, SOS CHAPADA DOS VEADEIROS, desencadeando várias reuniões e ações para discutir com profissionais e especialistas essa grande preocupação.
GRAÇAS ÀS MOBILIZAÇÕES… Conseguimos impedir a votação do Plano de Manejo “funerário” na última Reunião do Conselho da APA de Pouso Alto, no dia 25/02/2015 em Colinas do Sul, e depois apresentamos à Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA- GO) uma contraproposta reunindo todos estudos específicos do Cerrado e contribuições de técnicos, especialistas e profissionais para justificar as falhas apresentadas no último Plano de Manejo que a Empresa CTE propôs ao Estado de Goiás, devido às incoerências no zoneamento, falta de proteção nos campos de altitude, nascentes e contaminação do lençol freático, dentre outros tópicos.
O Governo de Estado se comprometeu em analisar todas as contrapropostas que receberam, MAS AINDA NÃO SE PRONUNCIOU, e nem apresentou uma nova proposta para ser avaliada pelo Conselho, enquanto isso estamos a mercê de atividades poluidoras, que continuam trazendo sérios desgastes e contaminações ao nosso bioma, já tão degradado.
A maior parte desse território sofre com a falta de leis que o protejam, regularizem e orientem a sua exploração adequada. A ausência dessas diretrizes de sustentabilidade poderão causar danos irreversíveis que atingem todo o país e parte da América do Sul. A falta de água é uma das consequências mais alarmantes e não podemos esquecer que estamos perto de um colapso hídrico no país.
QUEREMOS UM PLANO DE MANEJO QUE….
DE FATO dê prioridade à estratégias e alternativas sustentáveis e economicamente viáveis, como por exemplo, o ecoturismo, produção orgânica, novas áreas protegidas, uso racional dos recursos naturais, entre outros.
=> UNIDOS PELA CHAPADA DOS VEADEIROS e PELO CERRADO!
=> JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Rede MAIS Cerrado

Comentários